Piquenique da Quinta-Feira da Espiga

06-MAI-2023

Piquenique da Quinta-Feira da Espiga

Piquenique da Quinta Feira da Espiga- 18 de Maio

A realização deste evento tem como propósito promover a confraternização entre a população no dia em que se celebra a Ascensão, também conhecido por Quinta-feira da Espiga.

O Piquenique da Quinta-feira da Espiga está marcado para o dia 18 de maio e iniciar-se-á pelas 10 horas, prometendo prolongar-se até às 19. Irá acontecer no Parque Municipal de Santa Eulália, na cidade do Cartaxo.
Espere muita animação musical, acompanhada de vários jogos tradicionais. Para os mais novos, estarão disponíveis insufláveis e, a pensar nos mais dados à comida, haverá porco no espeto

Recorde como se faz o Ramo da Espiga ( e o significado do mesmo)

"Quem tem trigo de Ascensão, todo ano terá pão"— a tradição oral portuguesa manteve este ditado antigo que, desde sempre, acompanha o típico Ramo da Espiga.
O mesmo é composto por:

• As espigas representam o pão, como a base do sustento da família, e a fecundidade.
    • A papoila significa amor, vida.
    • O malmequer simboliza a riqueza e prosperidade.
    • A presença da oliveira significa Paz e a Luz Divina.
    • O alecrim representa a saúde, força e resiliência.
    • A videira simboliza o vinho e a alegria.
    Uma vez feito, o ramo deve ser, segundo os costumes mais antigos, colocado atrás da porta de entrada da casa. Deve ser mantido até ano seguinte, como símbolo de sorte e prosperidade do lar.

Pode sempre, porque assim a nossa paisagem o permite, dar uma volta pelos campos da União de Freguesias e recolher cada uma das plantas — as espigas, as papoilas, os malmequeres e os raminhos de oliveira, alecrim e de videira — para fazer o tão emblemático Ramo da Espiga.

De seguida, convidamo-lo a vir até ao Parque Municipal de Santa Eulália para celebrar o feriado municipal do nosso concelho no Piquenique da Quinta-feira da Espiga!