Caracterização

Cartaxo e Vale da Pinta

Dados Populacionais



A cidade do Cartaxo está situada a 6 Km da margem direita do Tejo, a cerca de 40 m de altitude e distante de Lisboa e Santarém, respetivamente a 67 e 13 Km .
O Cartaxo é uma cidade organizada e desenvolvida com qualidade de vida, com uma paisagem favorável ao desenvolvimento de atividades de carácter turístico ou lúdico-recreativo e à valorização da atratividade residencial.

Vale da Pinta localiza-se a cerca de 4 km da cidade do Cartaxo abrangendo os lugares de Casal do Sol Posto, Sousas, Precateira , Desembargador, Casais das Lameiras, Vale de Gatos e Courelas, onde insere-se numa região onde o cultivo da vinha contribui para os afamados vinhos do Cartaxo.

A União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta pertence ao Concelho do Cartaxo onde também pertence a União de Freguesias de Ereira e Lapa e as Freguesias de Pontével, Valada, Vale da Pedra e Vila Chã de Ourique.

Área Geográfica: 28,23 Km2

População: 12.302 Habitantes

Densidade Populacional: 448,6 hab/km²

Atividades económicas: Agricultura (grandes extenções de vinhas), Pecuária, Metalomecânica, Comércio e Serviços...

Gastronomia: Sopa de Coelho, Sopa de Pedra, Bacalhau com Couves e Batatas, Torricado, Cartaxinhos,  Pão de ló , Sardinhas Assadas, Migas, Magusto, Sopas de Grão e de Feijão com Castanhas ou Abóbora, Toucinho e Chouriços.

Artesanato: Cestaria, tanoaria, trabalhos em bunho e cerâmica artística....

Orago: São João Baptista e São Bartolomeu

Nossa Senhora da Graça (Vale da Pinta) – Wikipédia, a enciclopédia livre

© 2024 União das Freguesias de Cartaxo e Vale da Pinta. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia