O Ateneu Artístico Cartaxense, inicialmente denominado de Grémio Artístico Cartaxense, foi fundado a 1 de dezembro de 1880. Entre aqueles que participaram no processo de criação da coletividade constam Júlio José Nunes Lagarto, Francisco da Costa Mujano, Sérgio Augusto Marques, José Camilo da Silva, António Veloso e Vasco Arede, entre outros.
O objetivo do Grémio passava por promover especialmente o desporto amador e atividades culturais e recreativas, tais como saraus literários, gabinete de leitura, bailes ou teatro.
O Ateneu Artístico Cartaxense funcionou inicialmente em casa alugada, num prédio situado na Praça 15 de Dezembro. Em 1965, a Câmara Municipal do Cartaxo cedeu um terreno para a construção da sede do Ateneu, no Largo Vasco da Gama.
A primeira fase do projeto passou pela construção do ginásio e a segunda pela concretização das restantes instalações.
A 20 de novembro de 1970 a nova sede foi inaugurada, contando com a presença do então Presidente da República, Américo Tomás.
Com a inauguração do ginásio, deu-se um grande incremento da prática desportiva.
A 26 de fevereiro de 1982, o Ateneu foi distinguido pelo Secretário de Estado dos Desportos com a medalha de “Bons Serviços de Educação Física”, pelo esforço desenvolvido na prática e fomento desportivo. Ao longo dos anos, muitos têm sido os títulos conquistados, tanto a nível nacional como internacional.
Entre as principais atividades promovidas pelo Ateneu constam ginástica, motricidade, fitness/aeróbica, trampolins, tumbling, natação, atletismo, pesca desportiva, basquetebol, judo, ioga, ténis, ténis de mesa, xadrez tiro com arco e campismo/montanhismo.
A dança é outra das grandes apostas da coletividade, que promove regularmente aulas de ballet, danças orientais, hip-hop e danças latino-americanas.