Área de Serviço, Associação de Criação Artística do Cartaxo

Fundada a 25 de Abril de 2012, a Área de Serviço, Associação de Criação Artística do Cartaxo, tem como objetivo principal a produção teatral em duas vertentes, a comunitária com a inserção da comunidade (tanto civil, como empresarial) do Cartaxo na experiência artística e a da criação de uma companhia profissional criando e dotando o Cartaxo de bases para a criação artística. 

Na génese da Área de Serviço estão grandes textos de grandes autores da dramaturgia mundial em criações cénicas que se definem também pela sua dimensão plástica e cenográfica. A aposta dramatúrgica varia entre autores internacionais (Oscar Wilde, William Shakespeare, Eduardo De Filippo, Nikolai Gogol) e portugueses (Bernardo Santareno, Alice Vieira).
A Área de Serviço aposta numa forte componente educacional e para a infância integrada em projectos de descentralização, é neste espírito que organiza o Curso Intensivo de Iniciação Teatral, que em 2016, conta com três edições.

Em 2015 a Área de Serviço com a Câmara Municipal do Cartaxo deu início à iniciativa "Teatro nas Escolas" reunindo todas as escolas do concelho num projeto inovador no País.

A Área de Serviço iniciou em Outubro de 2014 o "Área de Contenção - Encontros Internacionais de Cinema Fantástico e de Horror do Cartaxo", no Centro Cultural do Cartaxo.

Tem tido também ação na produção de cinema e vídeo, tendo já no seu catálogo "O Monologo do Rei Vitorioso" a partir de uma peça teatral de Lauro António, o vídeo "Todos os Santos Vão ao Cartaxo" e o documentário "Esta é a Minha Banda" agora em produção.

A direção artística da Área de Serviço é do realizador e encenador Frederico Corado.


© 2025 União das Freguesias de Cartaxo e Vale da Pinta. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia